Por Eduardo Luiz
Após a recente inauguração do novo campus do IFRN, Nova Cruz está respirando um novo momento na sua história. O município de pouco mais de 30 mil habitantes, que antes sobrevivia apenas do comércio nas feiras livres e da agricultura de subsistência, está se tornando referência regional em matéria de educação técnica e superior. Essa condição privilegiada permite que estudantes dos diversos municípios da região não precisem se deslocar para a capital em busca de uma maior qualificação ficando, portanto, perto de suas famílias.
A UFRN está disponibilizando laboratórios e salas de aula para os novos cursos de licenciatura à distância (Eduardo Luiz/Fotec)
A Universidade Federal do RN está presente na cidade de Nova Cruz com cursos na modalidade à distância que são promovidos pela Secretaria de Educação à distância (SEDIS), órgão vinculado à Universidade. No último processo seletivo, foram oferecidas 231 vagas nas áreas de Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. O pólo regional, chamado Núcleo de Ensino Superior do Agreste (NESA), já dispõe de laboratório de informática, biblioteca, secretaria acadêmica, além de laboratórios específicos para cada área.
A UERN funciona dentro da escola municipal Nestor Marinho (Eduardo Luiz/Fotec)
Por sua vez, a UERN conta com dois cursos de graduação: Ciências da Computação e o concorrido curso de Direito. Devido aos problemas enfrentados pelo governo estadual, a instituição atualmente funciona em local cedido pela prefeitura municipal e em condições inapropriadas. Os alunos e uma militância de jovens novacruzenses estão lutando pela construção do campus na localidade, entretanto a situação, por enquanto, está estagnada. Todavia, o curso de Direito, apesar de todas as dificuldades, é considerado um dos melhores oferecidos pela UERN. Os índices de aprovação dos recém-formados nas provas da OAB superam a média estadual.
O campus do Instituto Federal IFRN de Nova Cruz foi inaugurado faz poucos meses e está presente em Nova Cruz (Eduardo Luiz/Fotec)
Localizado na entrada da cidade para quem vem de Natal, o campus do Instituto Federal de Nova Cruz foi inaugurado faz poucos meses. Entretanto, ainda está em fase de conclusão. A previsão é que ainda este ano esteja com suas obras finalizadas. Possui uma estrutura que disponibiliza laboratórios modernos, internet Wi- fi, além de espaços para a prática esportiva, o campus já disponibiliza, desde 2010, turmas para cursos técnicos em administração e informática. A partir do próximo semestre, será iniciado o curso técnico em Química e no próximo ano, devido uma demanda cada vez maior de profissionais do setor nas usinas de cana, está previsto o curso superior de álcool e açúcar.
"É muito importante esse incentivo governamental na educação regional. Nós, futuros profissionais, estaremos aptos a trabalhar em prol do desenvolvimento da nossa cidade e, consequentemente, de toda a região", declara Gabriele, estudante do curso técnico de administração pelo IFRN. Douglas, estudante de Direito da UERN, sonha futuramente abrir seu próprio escritório de advocacia na sua cidade, Santo Antônio. "Não sei como será quando terminar o curso, mas quero poder trabalhar pela minha comunidade e próximo a minha família", sorri. Porém, Douglas está há vários dias sem aula devido à greve dos professores da instituição. "Entendo que os professores têm todo o direito de entrar em greve, mas, no final das contas, somos nós que acabamos prejudicados", afirma.
Segundo o especialista em economia regional, André Paulino, a região agreste do RN tem uma potencialidade enorme para o crescimento. Para ele, o que falta é profissionais qualificados que façam a máquina funcionar e produzir os frutos necessários ao desenvolvimento, primeiramente, da economia local que, por conseguinte, afetará positivamente a economia regional. "Antes de tudo é preciso ver e analisar quais são as grandes fontes de riquezas regionais. Com isso em mãos, a capacitação se torna um elemento chave para a exploração dessas fontes", afirma.
Muito boa essa notícia que mostra o potencial da educação técnica e superior da nossa região. Só gostaria de fazer uma retificação quanto a questão dos "alunos e uma militância de jovens novacruzenses que estão lutando pela construção do campus na localidade". Acontece que na realidade, esta "militância" não é exclusivamente formada por "jovens novacruzenses" como foi colocado na postagem, mas compreende pessoas de outras cidades da nossa região, uma vez que na UERN existem acadêmicos de diversas cidades e muitos dos quais dão o devido valor à causa da UERN na cidade de Nova Cruz. Que fique bem claro! E Todavia, o curso de Direito, apesar de todas as dificuldades, é considerado um dos melhores oferecidos pela UERN e está bem colocado à nível nacional. É o segundo melhor curso de Direito do nosso estado com os índices de aprovação dos recém-formados nas provas da OAB superam a média estadual.
ResponderExcluir